Em pleno Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a BE Cândida dos Reis recebeu o Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis, articulando a sua linha de ação com o programa curricular da disciplina de História A e em parceria com o Plano Nacional das Artes.
Nos dias 2 e 7 de outubro, no espaço da BE, o AMOA desenvolveu a oficina À descoberta do Arquivo com os alunos do 10º ano, do curso de Línguas e Humanidades.
Num primeiro momento, procedeu-se a uma breve apresentação do Arquivo Municipal, dando-se a conhecer a história do edifício, as suas instalações e o seu espólio, para depois se enfatizar o quanto é importante preservar os documentos históricos, guardiães da memória e identidade coletiva e individual.
Depois, cada aluno foi convidado a ir ao encontro das suas memórias e apresentar um objeto pessoal que tivesse importância e/ou significado para ele, para a sua identidade.
De seguida, os alunos procederam à leitura e análise de múltiplas fontes, tendo-se destacado o quanto é importante, na construção do saber histórico, o cruzamento de fontes de diferentes tipologias: orais; materiais; escritas. Os alunos acederam, então, a múltiplas fotos de épocas diferentes, excertos de jornais, máquinas fotográficas antigas…
Esta oficina veio reforçar as aprendizagens adquiridas na disciplina de História A, nomeadamente no que diz respeito à preservação do património material e cultural, à diversidade das fontes históricas e à sua relevância para o conhecimento da história local e nacional.
“A História faz-se com tudo o que, sendo do Homem, exprime o Homem” (Lucien de Febvre)
Sem comentários:
Enviar um comentário