O projeto "Ler Fora da Escola" da RBE promove a leitura extracurricular, incentivando parcerias entre bibliotecas, famílias e comunidade para desenvolver hábitos de leitura e literacia, ampliando aprendizagens em contextos informais.
O projeto "Ler Fora da Escola", cujo objetivo é promover o gosto pela leitura e desenvolver competências de leitura nas crianças, incentivando a prática fora do ambiente escolar. Aqui está um resumo dos principais pontos:
1. Objetivos e Reflexões
- Fomentar a leitura em ambientes informais.
- Estimular o prazer da leitura, transformando-a numa experiência emocional e não apenas académica.
2. Primeiras Leituras
- Muitos alunos não têm memórias afetivas relacionadas à leitura em casa.
- A leitura é muitas vezes associada a tarefas escolares, como testes e avaliações.
3. Crianças Leitoras – Regras de Ouro
- Continuar a ler para a criança, mesmo quando já sabe ler, para reforçar o prazer.
- Explorar elementos do livro (capas, guardas) para despertar curiosidade.
- Evitar questionários após a leitura e respeitar a interpretação da criança.
4. Papel dos Pais e da Escola
- Reduzir o tempo de ecrãs e dedicar mais momentos à leitura com os filhos.
- Seguir orientações escolares para escolher livros adequados.
5. Leitura em Família
- A leitura conjunta cria momentos de ligação emocional, aumentando a felicidade familiar.
- Sugestões práticas incluem criar espaços acolhedores, organizar livros em casa e ler juntos.
6. Propostas Criativas
- Criar um minilivro com histórias da família.
- Projetos como a construção de um "mundo de livros" (globo temático ou marcadores).
- Conversar sobre histórias, como as mudanças dos personagens ao longo do enredo.
O foco do projeto está na interação familiar e na criação de memórias afetivas associadas à leitura, transformando-a numa experiência agradável e significativa.
1. Fase criação do espaço de leitura - (Partilhas dos pais)
O nosso cantinho de leitura...
"A propósito deste projeto, quero dar os meus parabéns pela iniciativa- considero que, com as redes sociais, o acesso cada vez mais precoce a telemóveis e o stress do dia a dia, a promoção da leitura não esteja no primeiro lugar da lista de prioridades, o que é uma verdadeira pena, na minha opinião.
Cá em casa sou uma leitora voraz (só eu, porque o meu marido é mais "do fazer" e das bricolages) e, portanto, as miúdas têm acesso a livros sempre que quiserem.
Temos um cantinho da leitura dos adultos e outro delas, sendo que há uma estante no quarto dos brinquedos com todos os livros infantis, mas existe um acumular constante de histórias em cima da mesa de cabeceira das meninas (elas partilham o quarto).
E isto acontece, porque todos os dias à noite, ambas leem uma história: a mais velha lê à mais nova, a mais nova ouve a história e conta à sua maneira, através das imagens e a mãe ou o pai leem com as duas, dependendo do nosso cansaço e do delas, também."
Testemunho de uma mãe
Sem comentários:
Enviar um comentário