terça-feira, 21 de outubro de 2025

MIBE - Sessão de conto "A farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente

 

"Escritores ou engenheiros de prompts?"








Numa articulação da BE com o currículo da disciplina de Português, num momento de celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, os alunos do 10º Ano participaram numa sessão de conto em torno da "Farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente, realizada na Biblioteca Escolar, nos dias 15 e 16 de outubro. 

"Inês Pereira queria casar. casar com alguém culto, bem falante, que a levasse a passear e lhe desse muita música. Acham que casar com alguém culto é uma boa ideia? Já ouviram o ditado 'Mais vale asno que me leve do que cavalo que me derrube?"

Esta foi a introdução que permitiu à Professora Bibliotecária conduzir os discentes numa viagem pelo enredo da referida obra, de um modo divertido, com muito humor à mistura. 

De seguida, lançaram-se algumas questões para uma reflexão conjunta: Acham que Inês foi esperta ou aproveitadora? Se fosse hoje, como seria a história da Inês Pereira? Acham que Gil Vicente pretendia valorizar ou criticar o comportamento de Inês?

No final, os alunos, em trabalho cooperativo, recorreram à IA para encontrar um final alternativo para a história, partilhá-la com a respetiva turma e, depois, dar sua opinião sobre a questão-problema definida pela RBE: "Escritores ou engenheiros de prompts?" Qual a importância de se ser original? As opiniões foram recolhias para depois serem partilhadas com a comunidade escolar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário