Nas manhãs dos dias 21 e 22 de outubro, foi a vez de, com o contributo das BiblioAmigas Ana Luz Neves (5.ºA), Valentina Nabais (5,ºA), Isa Reis (8.º A) e Mafalda Mil-Homens (8.ºB), se celebrar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com os alunos da EB1 de Faria de Baixo e do Picoto, respetivamente, com a leitura dramatizada da história "Olívia e as nozes perdidas", de Margarida Sousa.
Esta leitura dramatizada acabou por ser também uma leitura dialogada sobre a amizade, a partilha e o quanto é importante o espírito de entreajuda. Neste seguimento, foi proposto aos alunos uma reflexão.
A primeira questão foi: "Como se pode ser como a Olívia e o Pipoca na sala de aula e/ou no espaço da escola? Cada aluno registou numa folha de árvore recortada a sua resposta. As folhas de árvore recortadas escritas foram coladas na "Árvore da partilha da turma", símbolo da amizade e entreajuda.
A questões seguintes foram: A IA pode substituir os autores e ilustradores de livros para crianças? Será que vamos gostar que isso aconteça?
Em diálogo e troca de impressões, foi-se definindo o conceito de IA, as suas funcionalidades, as suas vantagens e os seus riscos e, no final, sublinhou-se o quanto é importante a originalidade, a imaginação e a criatividade.








Sem comentários:
Enviar um comentário