quarta-feira, 24 de junho de 2026

Diagnóstico de Fluência Leitora - 2.º ano

 


Na manhã do dia 18 de junho, as Escolas Básicas de Faria de Baixo e do Picoto acolheram a realização do Diagnóstico de Fluência Leitora (DFL), que envolveu os alunos do 2.º ano, tendo por base uma estreita articulação entre as professoras titulares e a Biblioteca Escolar, que promoveu uma das atividades propostas pela RBE. 

Os alunos foram convidados a explorar o universo poético, de forma sensorial e participativa, do livro  “As fadas Verdes”, de Matilde Rosa Araújo. 


No primeiro momento, os alunos foram desafiados a refletir sobre a linguagem e a sonoridade das palavras, contribuindo para a construção de um poema coletivo a partir das suas sugestões, para depois se envolverem numa “caça ao poema”. A atividade culminou com a preparação e apresentação de leituras em voz alta e em leitura coral, permitindo aos alunos aplicar estratégias de fluência, entoação e expressividade. 






Chá Literário na Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis: “Há mais livros para além de Camões”

 


No passado dia 17 de maio, a Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis acolheu mais uma edição do já habitual Chá Literário, desta vez subordinado ao sugestivo tema “Há mais livros para além de Camões”. A iniciativa reuniu membros da comunidade educativa, professores, alunos e diversos apreciadores de literatura, afirmando-se, uma vez mais, como um espaço privilegiado de encontro, partilha e reflexão em torno do livro e da leitura.
O evento contou com a presença institucional de Rui Luzes Cabral, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Ana Borralho, Chefe de Divisão Municipal de Cultura e Infraestruturas Culturais, Isabel Pardal, Coordenadora das Bibliotecas Escolares, e José Rosa, Diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas AVCOA, entre outros participantes, cujo contributo reforçou a relevância cultural e educativa da iniciativa.


Como convidada do Agrupamento, a professora de Português Ana Patrícia Sousa, acompanhada pela Subdiretora Ana Neves, conduziu os presentes numa envolvente viagem pelos livros, que marcaram o seu percurso pessoal e literário. Entre as obras destacadas, sobressaiu "Gente Ansiosa", de Fredrik Backman, apontada como uma leitura significativa pela sua profundidade emocional e capacidade de reflexão sobre a condição humana.


A sessão contou ainda com a participação da artista plástica Leonor Trindade Sousa, que partilhou a forma como a vivência interior se traduz em criação artística e expressão poética, destacando o papel da leitura como fonte de inspiração e desenvolvimento criativo.

Ao longo do encontro, foram sendo apresentados e cruzados diversos percursos literários, evidenciando a riqueza e diversidade do universo dos livros. Obras como "Senalonga: pequenas histórias de uma vila em 1900", de Avelino Cunhal, e "Cicatrizes", de Dino D’Santiago, mereceram particular destaque, suscitando o interesse e a reflexão dos participantes.

Num ambiente simultaneamente acolhedor e estimulante, o Chá Literário voltou a cumprir o seu propósito de valorizar a leitura, promover o diálogo e celebrar a pluralidade de vozes literárias, reforçando a ideia de que há, efetivamente, muito para descobrir para além de Camões.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

ProLiteracias - Cidadania e Desenvolvimento

 


Imagens criadas pela IA (https://www.canva.com/dream-lab)


No âmbito do ProLiteracias, os alunos do 7.º B (EBS FS) realizaram trabalhos na Biblioteca, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, de modo a refletir sobre os "Direitos Humanos" e o "Desenvolvimento Sustentável". Foram realizadas pesquisas, que permitiram mobilizar conhecimentos para a redação de poemas. O poema "O Grito" foi escrito pelos alunos com ajuda da IA (GEMINI).

Direitos Humanos

Tenho direito à vida,
E isso vale para todos nós.
Viver é muito mais que respirar,
É ter escolha, é ter voz.

Ninguém pode ser ferido,
Ou sofrer crueldade.
A dor não traz justiça,
Só apaga a humanidade.

Devemos amar, construir a paz,
Proteger as nossas famílias também.
Respeitar, crescer, pois és capaz,
Que o amor vá mais além.

E se um dia alguém tentar,
Tirar o que é nosso por direito.
Lembra-te que ser Humano é lutar,
Por um mundo justo e perfeito.

Poema Realizado por: Bia Resende; Bianca Coelho; Emanuel Silva


O Grito Azul

Nasci gigante, azul e sem fronteiras,
Fui o berço da vida, o teu primeiro lar.
Dei-te o sopro do vento nas ribeiras
E o sal que aprendeste a amar.

Mas hoje, as minhas ondas choram baixo,
Cansadas de engolir o que rejeitas.
Carrego o peso do plástico cá em baixo, 
Nas minhas águas escuras e estreitas.

O peixe que se prende na agonia,
A tartaruga que confunde o bicho...
Onde havia mistério e poesia,
Hoje flutua a pressa e o teu lixo.

Fui teu espelho, a tua imensidão,
E agora sufoco em Redes de Desprezo.
Peço-te apenas: estende a tua mão, 
Não deixes o meu mundo assim indefeso.

Limpa as minhas praias, ouve o meu clamor, 
Cura esta ferida antes que seja o fim.
Restaura a nossa história com amor,
Cuidar de mim... é cuidares de ti.


Poema elaborado com a ajuda da IA.
Realizado por: Iara Fernandes, Leandro Monteiro, Maria Marques, Santiago Almeida

sexta-feira, 12 de junho de 2026

"10 minutos de Leitura"

 

                                      
                                                

A iniciativa “10 Minutos de Leitura”, transcurricular e transversal, convida toda a comunidade escolar, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário, a mergulhar, diariamente, no universo dos livros. Em todos os ciclos, a partir de uma maleta de livros selecionados pelos alunos, no início do ano letivo, a leitura livre ganha vida na sala de aula, em momentos rotativos que unem a escola numa mesma voz leitora. Este hábito simples enriquece o vocabulário, aprofunda a compreensão, estimula a imaginação, tranquiliza e fortalece a concentração, criando leitores mais livres, críticos e apaixonados pelas palavras.

 








segunda-feira, 8 de junho de 2026

Leitura Orientada de "Frei Luís de Sousa": do texto clássico à criatividade digital



Nas últimas semanas, as aulas de Português do 11.º ano transformaram-se num palco de descoberta e reinterpretação da célebre obra dramática de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa. Através de uma leitura orientada, os alunos mergulharam no drama romântico, descodificando a densidade das personagens, o peso do destino e a trágica força do mito de D. Sebastião.

Mais do que compreender a intriga, o grande desafio desta atividade foi cruzar a análise literária com a expressão pessoal. O resultado superou as expectativas: motivadas pela leitura, duas alunas aceitaram o desafio de transpor a essência da obra para o formato audiovisual, criando um vídeo original.


terça-feira, 2 de junho de 2026

Concurso "Vale a Pena Ler" - Fundação Jorge Álvares - Entrega de Prémios

 


           


No âmbito do Concurso de Leitura VALE A PENA LER! – edição 2025/2026, na Biblioteca Escolar Cândida Reis, no dia 1 de junho, dia da Criança, a Fundação Jorge Álvares procedeu à entrega dos prémios e do diploma de escola premiada, bem como dos diplomas dos alunos participantes. O contributo da aluna Bárbara Barbosa foi igualmente reconhecido com um diploma de participação e a oferta do livro "Camões no Oriente", de Ana Magalhães e de Isabel Alçada. 

 

  • Maria Inês Reis da Costa Marques, 7.º B - TABLET APPLE IPAD 11'' 2025 - 128GB - WI-FI – PRATEADO

                                     

 

  • Santiago Oliveira e Silva, 5.º C - Cartão de Oferta FNAC no valor de € 100,00

                                     

 


                                               

sábado, 30 de maio de 2026

VI Gala Palco de Letras: cultura e talento

 


No passado dia 29 de maio, o TEMA foi palco de uma noite dedicada à celebração da cultura, da leitura e do talento local, com a realização da VI edição do Palco de Letras, da responsabilidade da BMFC.

O evento reuniu a comunidade em torno dos livros e das artes e distinguiu escritores locais, reconhecendo o seu contributo para a literatura e para a promoção da identidade cultural da região.

Um dos momentos altos da noite foi a cerimónia de entrega de prémios da Final Municipal da 3.ª Edição do ConcIL (Concurso Interconcelhio de Leitura), que voltou a envolver jovens leitores das nossas escolas, promovendo o gosto pelos livros e a capacidade crítica. Também o 7.º Campeonato PesquisOAz teve o seu momento de consagração, premiando o espírito investigativo e o conhecimento dos participantes.

Para além das distinções e prémios, o público foi brindado com um espetáculo de malabarismo surpreendente, onde a expressão corporal se fundiu com a linguagem dos livros, criando uma ligação simbólica entre o movimento e as narrativas literárias, com originalidade e sensibilidade.

A VI Gala Palco de Letras afirmou, assim, a importância da leitura, da criatividade e da valorização do talento da comunidade.