No âmbito da atividade "Para bom entendedor meia imagem BASTA!", realizada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com o tema "Contrastes de Desenvolvimento", de Geografia, os alunos do 9.º Ano redigiram artigos de opinião.
A Sede que Mostra a Desigualdade
"A fotografia criada por Uğur Gallenkuş apresenta um contraste profundo entre duas realidades que coexistem no nosso mundo. Recorda-nos que o acesso à água potável continua a ser um desafio para milhões de pessoas. Nesta imagem, a desigualdade é simbolizada por duas crianças em situações bem diferentes. Na parte inferior, uma criança observa seu reflexo numa poça de água. Na parte superior, uma criança, de cerca de 10 anos, bebe água de uma poça lamacenta, cheia de impurezas e bactérias, refletindo os riscos à saúde causados pela falta de acesso à água e ao saneamento básico.
Assim, verificámos que existem pessoas que ainda vivem sem um direito fundamental que é a água potável. Enquanto alguns vivem com abundância, outros enfrentam diariamente a incerteza de encontrar água segura para sobreviver. O direito a uma vida digna, que inclui o acesso à alimentação, água limpa e uma educação de qualidade, ainda é um privilégio para muitos e uma luta para outros. É o caso de muita população que vive no Quénia, um país que, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano, apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano médio (0,601), um Índice de Desigualdade de Género de 0,533, o que significa que o homem tem mais direitos do que mulher, e onde 45,6% das pessoas vivem na pobreza.
Na nossa opinião, com esta imagem o artista também alerta para a necessidade de trabalharmos para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O sexto ODS defende que todas as pessoas devem ter acesso a água limpa e segura, algo que claramente não acontece nesta comunidade do Quénia. O décimo quinto ODS, “Vida Terrestre” está também em evidencia, pois a desflorestação em Kakamega tem reduzido a capacidade dos solos absorverem água, contribuindo para a escassez de fontes seguras de água. A implementação dos ODS é fundamental para garantir um futuro mais justo para todos
Em suma, a imagem é um retrato claro das disparidades globais e da necessidade urgente de políticas que combatam essas desigualdades, promovendo o desenvolvimento humano de forma equitativa. Consideramos que os contrastes de desenvolvimento entre países é um dos maiores problemas da atualidade. Apercebemo-nos que o mundo é muito maior do que pensamos e temos de começar a habituar-nos a ajudar uns aos outros. Só assim podemos construir um futuro mais justo e equilibrado para todos."
NOTA: Recurso ao ChatGPT para revisão do texto.
Constança Ferreira, Diego Ferreira, Gabriel Pinto, Gabriel Ribeiro, José Rocha, Lara Soares, Rafael Quentinho, Raquel Raposo, Tiago Seixas
Sem comentários:
Enviar um comentário