quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Webinar na Biblioteca Escolar - Um Mergulho no Estuário do Sado


Os alunos do 8.º A, da Escola Básica e Secundária Ferreira da Silva, acompanhados pela professora Anabela Oliveira, participaram num novo webinar dedicado a uma das espécies mais emblemáticas do oceano – o cavalo-marinho –, na Biblioteca Escolar, no dia 20 de novembro. 

Nesta sessão, promovida pelo Oceanário de Lisboa, em parceria com a Associação Mardive, o programa KidsDive, o programa Escola Azul da Direção-Geral de Política do Mar e pelo Instituto de Conservação da natureza e das Florestas (ICNF), um grupo de biólogos marinhos despertou o interesse e curiosidade dos alunos. Estes aceitaram o desafio de ir à descoberta dos segredos do cavalo-marinho e compreender o seu papel nos ecossistemas marinhos. Este encontro permitiu uma articulação da Biblioteca Escolar com o currículo da disciplina de Ciências Naturais, com o Programa Eco-Escolas e com a Estratégia de Educação para a Cidadania, já que consistiu num verdadeiro apelo à preservação da vida marinha, mostrando o quanto é importante preservar as espécies e respetivos habitats. 








Palestras " Segurança no Trabalho" “Sustentabilidade Ambiental e Economia Circular”


 No dia 20 de novembro, realizou-se na Biblioteca Escolar, duas palestras destinadas aos alunos do Ensino Secundário Profissional, do Curso de TVM (Técnico de Vendas e Marketing), intituladas Segurança no Trabalho e Sustentabilidade Ambiental e Economia Circular, que tiveram, como palestrantes, respetivamente, Vera Pinto e Anabela Neves. 

Por questões de logística as Turmas do Curso Profissional de TEAC (Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores) assistiram às mesmas palestras no Auditório da AEFS.

Os discentes mostraram-se interessados e tiveram a oportunidade de conhecer, através de um discurso motivador e ligado ao mercado de trabalho as condições que as entidades patronais devem reunir para garantir a segurança no trabalho e os cuidados a ter para prevenir acidentes, proteger a saúde controlar os riscos no ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, os alunos foram incentivados a contribuir para uma economia circular, que assenta na redução do consumo de recursos, na reutilização de produtos e materiais, na reciclagem, na reparação e em novas propostas de modelos de negócio. É necessário estabelecer um equilíbrio entre o ambiente, a economia e a sociedade.















Oficina de leitura em voz alta dramatizada - "Vassilissa"

 


Numa articulação entre a Biblioteca Escolar e o currículo de Português - Educação Literária (textos literários de natureza narrativa, lírica e dramática), os BiblioAmigos do 5.ºA e alunos que têm sido alvo do voluntariado de leitura participaram, na manhã de 18 de novembro, numa oficina de leitura em voz alta dramatizada, na Biblioteca Escolar, do conto popular de origem russa: "Vassilissa". Esta oficina teve como enquadramento os trabalhos plásticos dos alunos de Artes Visuais do 12.º ano. Esta foi uma  experiência na qual os alunos leram, ouviram ler, dramatizaram, despertaram e/ou reforçaram o o gosto pela leitura. 




 














































































Palestra “Literacia Financeira. Empreendedorismo.” - Uma parceria entre a Biblioteca Escolar e o Programa EPIS

 

É tempo de pensar a longo prazo …

Nos dias 18 e 20 de novembro, numa articulação entre a Biblioteca Escolar, o programa EPIS e a Estratégia de Educação para a Cidadania, com o objetivo de ir ao encontro do tema do Programa Parlamento dos Jovens, os voluntários da ALLIANZ, Catarina Costa, Nuno Pereira e João Magalhães realizaram seis sessões de formação, intituladas “Literacia Financeira. Empreendedorismo”.

Estas sessões tiveram como destinatários os alunos do 9.º ano de escolaridade, na Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, e os do ensino secundário regular, na Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva. Estas constituíram uma oportunidade única e muito rica em informação e reflexão, pois o discurso foi tecido em torno de temas como rendimento, mesada, orçamento, pagamentos, despesas e poupança, crédito, endividamento, IRS, inflação, deflação, papel dos bancos, investimento a longo prazo. 

Depois, considerando o tema do Programa Parlamento dos Jovens – “Literacia Financeira: os jovens contam” –, foi tempo ainda dos alunos do nosso Agrupamento refletirem sobre as áreas a privilegiar por um Orçamento de Estado. O reordenamento do território? Políticas de natalidade?  A habitação? A educação? A saúde? O ambiente? Este conjunto de questões ficarão a aguardar as propostas das listas de alunos inscritas no referido Programa do Parlamento dos Jovens. 



















Palestra “Qualidade” na Biblioteca Escolar

 


No dia 6 de novembro, realizou-se, na Biblioteca Escolar, uma palestra organizada pela professora Manuela Martins, no seguimento do plano curricular, do Curso Profissional Técnico/a de Vendas e Marketing do 10.º, 11.º e 12.º ano. Esta palestra, designada “Qualidade”, foi promovida pelo Centro Tecnológico do Calçado.  Os discentes tiveram a oportunidade de mobilizar conhecimentos já adquiridos e refletir sobre a “Qualidade” dos produtos e como esta depende de fatores como a durabilidade, a fiabilidade, a estética, o grau de competitividade com outros produtos, entre outros fatores.  

A atividade decorreu como previsto, tendo os alunos aderido de forma positiva. 

A biblioteca escolar participou nesta atividade, nomeadamente, na organização e coordenação do espaço.


quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Cinema na Biblioteca Escolar


 
No seguimento do Dia Mundial do Cinema (5 de novembro), numa articulação entre o PNC e a BE, os alunos do 2.º ciclo participaram, nos dias 10 e 11 de novembro, numa sessão de cinema, na qual viram o filme “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo”, realizado por Peter Baynton e Charlie Mackesy. 
Este filme baseou-se num livro com o mesmo título, de Charlie Mackesy, lançado em 2019. Um livro, exposto na BE e dado a conhecer aos alunos e que combina frases curtas com ilustrações, como pensamentos sobre a vida e a amizade. 

Partindo da compreensão e interpretação audiovisual e apelando ao pensamento crítico e criativo, os alunos, em sala de aula, com os respetivos professores acompanhantes, puderam depois, refletir, em conjunto, sobre a mensagem do filme e como é que a amizade ajuda a superar medos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Oficina de Leitura Dialogada: "Rosa dos ventos", de Almada Negreiros



 


Rosa dos Ventos

Não foi por acaso que o meu sangue que veio do sul
se cruzou com o meu sangue que veio do norte
não foi por acaso que o meu sangue que veio do oriente
encontrou o meu sangue que estava no ocidente
não foi por acaso nada do que hoje sou
desde há muitos séculos se sabia
que eu havia de ser aquele onde se juntariam todos os
[ sangues da terra
e por isso me estimaram através da História
ansiosos por este meu resultado que até hoje foi sempre
[ futuro.

E aqui me tendes hoje
incapaz de não amar a todos
um por um
que todos são meus e me pertencem
e por isso mesmo não lhes perdoo faltas de amor!
Mas porque maldição me não entendem
se eu os entendo a todos?
Eu sei, eu sei porquê:
Falta-lhes a eles terem, como eu, a correr-lhes pelas veias
[todos os sangues da terra.
  
Almada Negreiros, 1971




















O mês de novembro deu lugar na nossa Biblioteca Escolar a uma exposição de rosas dos ventos, elaboradas pelos nossos alunos do 2º ciclo. Uma exposição colorida que foi enquadrada no poema de Almada de Negreiros: Rosa dos ventos.
Assim, tendo como horizonte a exposição das rosas dos ventos, os alunos do 6.º ano foram à BE serão convidados a participar numa oficina de leituras dramatizadas em torno do referido poema de Almada Negreiros. 

Almada Negreiros, uma figura emblemática cultura contemporânea portuguesa, quer a nível plástico e literário.
"Rosa dos ventos", uma estrela que constitui um desenho gráfico dos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste) e, frequentemente, dos pontos colaterais (Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Noroeste) e subcolaterais, mas que pode assumir, com o poema de Almada Negreiros, um sentido simbólico e metafórico, em busca da identidade portuguesa, que é fruto e alimentou a unidade de todos os "sangues na terra".