sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Mesa Redonda com Mestres Vidreiros "À volta do vidro com Mestres Vidreiros"

 

Mesa Redonda com Mestres Vidreiros

"À volta do vidro com Mestres Vidreiros"

“Não há nada como trabalho do vidro feito com as mãos!”. 

Mãos que moldaram uma vida com o fabrico do vidro, mãos persistentes, resilientes e sensíveis. 

Mãos que combinaram o pragmatismo com a beleza, a técnica com a arte. 

Este foi o testemunho dado por Alfredo Morgado (Mestre do vidro no Centro Vidreiro - Berço Vidreiro) e Vítor Cerejo (Mestre Lapidador do Centro Vidreiro) aos alunos do 10.º ano.

Um testemunho que partilhou experiências de trabalho das vidas que fizeram parte do centro vidreiro. Falou-se de tudo um pouco, as matérias-primas, as técnicas de fabrico, as etapas, as tarefas a executar, os utensílios, as condições de trabalho, os tipos de utensílios (copos, jarras, taças, almofarizes, gobelés, tubos de ensaio…), modos de decoração e, por fim, os laços que se foram criando, com o vidro e entre os trabalhadores, os momentos felizes, como os muitos passeios e convívios que se organizavam e as colónias de férias que eram oferecidas às crianças das famílias do centro vidreiro.



Um testemunho que deu a conhecer o quanto o centro vidreiro foi nodal na vida concelhia, em particular entre as décadas de 60 a 80, para, depois, ceder o passo à indústria dos moldes de plástico em Oliveira de Azeméis, sobretudo a partir da mudança do milénio. 

No final, não restaram dúvidas sobre a importância do centro vidreiro outrora e a sua relevância enquanto património histórico e cultural a preservar. 

Esta mesa-redonda com mestres vidreiros foi uma excelente oportunidade para a recolha de informação. Realizaram-se apontamentos, vídeos e recolheram-se fotos. 

Todo este trabalho realizado pelos alunos foi supervisionado pela realizadora Alexandra Almeida, em colaboração com o Projeto Cultural do Agrupamento “Ousar Ser”, no âmbito do Plano Nacional das Artes e em articulação com a Biblioteca Escolar, onde se encontra uma exposição de alguns utensílios de vidro, fotografias, registos de sindicatos e uma maquete do Centro Vidreiro, pertencentes à Junta de Freguesia de S. Roque. 


Sem comentários:

Enviar um comentário