segunda-feira, 25 de março de 2024

Alunos do 7.º Ano partilham os seus conhecimentos sobre Sismos com os colegas do 6.º Ano

 


Num ambiente de aprendizagem entre pares, os alunos do 7.º ano partilharam os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais em relação a um fenómeno natural de origem geológica: os sismos.
Os alunos pesquisaram informação e produziram materiais que serviram de base às suas apresentações, destacando as ações a serem tomadas antes, durante e após a ocorrência de um sismo. Prepararam apresentações, distribuíram panfletos informativos e ainda houve grupos que realizaram jogos didáticos.
Durante as apresentações, os alunos não apenas transmitiram informações essenciais sobre medidas de segurança, mas também procuraram simular os três comportamentos cruciais a adotar em situação real: Baixar, Proteger e Aguardar.
Esta atividade foi uma oportunidade de promover uma cultura de segurança e prevenção na escola. Na verdade, uma sociedade mais informada será uma sociedade que melhor enfrentará os riscos e as catástrofes naturais.












Campeonato Supertmatik: Alunos do 3.º Ciclo mostram o que sabem de Cristianismo e de Geografia

 

O campeonato SuperTmatik entusiasmou os alunos do 3.º Ciclo que foram desafiados a testar seus conhecimentos sobre o Cristianismo e questões geográficas.
A competição foi acérrima, com os alunos a demonstrarem uma grande dedicação e agilidade mental. Cada pergunta colocada representava, para além de um teste aos conhecimentos, uma oportunidade para os participantes mostrarem as suas capacidades de leitura e raciocínio rápido, fundamentais para poderem selecionar a resposta precisa de forma célere.
Apesar de todos os participantes saírem mais ricos da experiência, apenas os alunos mais rápidos e informados avançarão na competição e participarão na Grande Final Online, a realizar entre 6 e 24 maio. Nesta última e derradeira prova os alunos terão três tentativas para obter o melhor tempo num jogo em que deverão responder corretamente a 15 questões.
 
Na categoria Cristianismo, estarão em prova os alunos:

7.º A

Rodrigo Ribeiro Fernandes

7.º B

Rafael da Silva Campos Ferreira

7.ºC

Afonso Miguel Mesquita Ribeiro

8.º A

Maria Leonor Rodrigues

8.º C

João Guilherme Andrade Moreira

 Na categoria de Geografia, os alunos que participarão na Grande Final Online são:

7.º A

Catarina Cunha Reis

7.º B

Eduarda Castro Lopes

7.ºC

Afonso Miguel Mesquita Ribeiro

8.º A

Duarte Quadros Pinho

8.º B

Ana Rita Fonseca Santos

8.º C

João Guilherme Andrade Moreira

9.º A

João Francisco Sousa Santos

9.º B

Leonor Resende Gama

9.º C

André Costa Silva









 

quinta-feira, 21 de março de 2024

Hora do Conto

 No âmbito da Semana da Leitura, a biblioteca acolheu os alunos do 2.º Ciclo para a "Hora do Conto", momentos em que as páginas do livro "Ismael e Chopin", de Miguel Sousa Tavares, ganharam vida pela voz dos nossos alunos.


Assim, alunos do 5.º ano, no papel de contadores de histórias, apresentaram aos restantes colegas de 2.º Ciclo as aventuras de Ismael, um corajoso coelho bravo, e a amizade criada com o músico Chopin.

Para além de incentivar a leitura entre os mais novos, a atividade permitiu articular saberes de áreas disciplinares tão diferentes, como o Português, a Educação Visual e Tecnológica e a Educação Musical.







Dia Mundial da Poesia

 Para celebrar o Dia Mundial da Poesia (21 de março) realizaram-se diversas atividades, que enalteceram a riqueza da expressão poética. 

Mais uma vez, os nossos alunos deram provas das suas habilidades e talentos ao aceitarem os desafios propostos pelos professores. 

Assim, para a atividaade "A break wiht poetry", selecionaram poemas e poetas em língua inglesa que os inspiraram e animaram o intervalo do lanche da manhã com as suas declamações ao som de músicas instrumentais, também tocadas pelos nossos alunos. 

Também tivemos direito a ouvir em discurso direto a declamação de poesia pelos nossos jovens poetas, que corajosamente percorreram as salas de aula a apresentar o seu trabalho. 

Outros houve que abraçaram a tecnologia como meio de expressão poética, produzindo vídeos para transmitir a essência dos poemas selecionados. A criatividade conduziu-os não só à elaboração de biografias de poetizas, como à recriação e adaptação de de poemas.

Na biblioteca decorreram as oficinas de trabalho "Poesia é..." e o "Romantismo a InspirARTE".

Estas atividades à volta dos versos foram mais uma oportunidade para cultivar a imaginação, a empatia e as relações humanas.


Partilhamos alguns destes momentos com a nossa comunidade.









quinta-feira, 14 de março de 2024

Semana da Leitura

*


📚🌹 A Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva celebra a essência da liberdade e da história com o tema "25 de Abril: Flores de Abril". Durante esta semana, convidamos todos os alunos a mergulhar nas páginas que florescem com os relatos e reflexões sobre o nosso passado e presente. Que cada livro seja uma pétala que nos conduz ao entendimento e à valorização da democracia e dos ideais que brotaram na Revolução dos Cravos.

Juntos, celebramos a beleza das palavras e o poder da transformação que a educação proporciona. Viva a Semana de Leitura! Viva o 25 de Abril! 📖🌹

📚🌹 Clique no link abaixo para abrir o documento e descubra como cada página nos transporta para os momentos marcantes da nossa história, celebrando a liberdade e os ideais da Revolução dos Cravos. Junte-se a nós nesta jornada de conhecimento e reflexão!

Minuto de Leitura: Pré-Escolar - 1º Ciclo - 2º Ciclo - 3º Ciclo - Secundário - Professores e Assistentes Técnicos e operacionais






sexta-feira, 1 de março de 2024

Miúdos a Votos - Campanha Eleitoral ao rubro!

 

Partilhamos alguns dos materiais de campanha produzidos por alunos das turmas 7.º A, 8.º A, 8.º C, 9.º B, 10.º A, 11.º A e 12.º B no âmbito do projeto “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que combina leitura e cidadania.

Ao longo do mês de fevereiro, os alunos envolvidos no projeto foram preparando as suas ações de campanha, com vista à promoção da votação no livro preferido.

Para além de podcasts para os tempos de antena da Rádio Míudos, fizeram cartazes, realizaram vídeos, produziram marcadores, criaram conteúdos para as redes sociais, construíram objetos, conceberam jogos. Tudo com o objetivo de angariar o maior número de votos no seu livro candidato a mais fixe.

O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry

Elaborado por Ana Pereira, Bárbara Sousa,Duarte Silva, Leonor Correia, Maria Leonor Rodrigues e Miguel Tavares, do 8.º A.

Homicídio perfeito: um guia para boas raparigas, de Holly Jackson


 Elaborado pela Eva Barbosa, Gonçalo Mota, Leonor Gama, Luís Silva, Madalena Resende, Rafael Carvalho e Wagner Silva, do 9.º B.

Amor e Gelato ”, de Jenna Evans Wlech


Elaborado por Inês Almeida, João Moreira, João Ferreira, Leonor Carvalho, Luana Carvalho, Matilde Pinho, Matilde Neves, Rafael Soares, Renata Costa e Simão Gomes, do 8.º C.

A Campanha também decorre nas redes sociais. O Instagram dos alunos do 8.º A, a qual conta, para já, com mais de 100 seguidores: https://www.instagram.com/principezinho_aefs/ 

Em jeito de repositório, encontram os registos dos trabalhos no mural virtual: https://wakelet.com/wake/lbtbSKEZDPpiUkR0v07bQ.

Na próxima segunda-feira, 04 de março,os intervalos serão animados pelos alunos, pois realizarão um grande Comício. Todos os grupos farão apelo à votação no "seu" livro candidato a “livro mais fixe – 2024”, distribuindo marcadores, panfletos e defendendo publicamente o seu livro.


“Anne Frank, O Musical”: Um encontro de alunos e famílias com Anne Frank

 

Com o incentivo da Biblioteca Escolar, alunos e respetivas famílias não resistiram a assistir ao espetáculo “Anne Frank, o Musical”, no dia 25 de fevereiro de 2024 (domingo).  Por seu lado, também os alunos do Ensino Secundário Profissional foram assistir, no dia 27 de fevereiro, ao musical.


Anne Frank, a menina alegria, a menina esperança que, no contexto cinzento e sofrido da II Guerra Mundial e das perseguições nazis e enclausurada no seu esconderijo, não deixou de sonhar com uma vida e um mundo melhor. Ela queria ser escritora e jornalista e desejava que as suas palavras não fossem esquecidas.


O musical foi, assim, um excelente contributo para que Anne Frank continue connosco, as suas ideias, os seus ideais: liberdade; paz; amor; alegria; amizade; natureza... Enfim, a felicidade humana. 

Que estas sementes germinem no seio das famílias e respetivos educandos desta comunidade escolar.






Bem hajam a todos os que aceitaram este desafio!