quinta-feira, 30 de abril de 2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa - Uma foto, um livro, uma língua.




Para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa que, se comemora no dia 5 de maio, pela primeira vez, as BE do Agrupamento juntaram-se à iniciativa proposta pelo PNL(Plano Nacional de Leitura) e convidámos toda a comunidade educativa a participar 

Para participar no desafio Uma foto, um livro, uma línguaatravés do Facebook, deve proceder do seguinte modo: 
  • copia o texto abaixo para o teu mural;
  • fotografa-te com um livro de língua portuguesa à frente do rosto;
  • nomeia 5 amigos com a frase: Fui desafiado a partilhar a minha #CaraDeLivro com uma obra da língua portuguesa que me marcou.
Texto a copiar:

"Uma foto, um livro, uma língua.


O dia 5 de Maio é, pela primeira vez em todo o mundo, o Dia Mundial da #LínguaPortuguesa.


Até lá, vamos pôr o Facebook a celebrar a língua que nos une, a nós e a mais de 260 milhões de pessoas.



Se queres fazer parte da comemoração, copia este texto para o teu mural, fotografa-te com um livro de língua portuguesa à frente do rosto e nomeia 5 amigos com a frase: Fui desafiado a partilhar a minha #CaraDeLivro com uma obra da língua portuguesa que me marcou.


No dia 5 de Maio, 11 autores de 8 países estarão juntos e em directo em lisboa5L.pt

Mais informação Aqui 


Bom des@fio!!!

As professoras bibliotecárias
Ana Neves e Anabela Sousa

Olimpíadas da Cultura Clássica - Vencedores

Desafios Escritos das Olimpíadas da Cultura Clássica 2019-20




Aluno: Gonçalo Penela Almeida 
 EB Comendador Ângelo Azevedo

Desafio escrito – escalão A (4º, 5º e 6º anos)
Prémio: 1º lugar

Aluna: Francisca Almeida da Silva 
 EB Comendador Ângelo Azevedo
Desafio escrito – escalão A (4º, 5º e 6º anos)
Prémio: 2º lugar

sábado, 25 de abril de 2020

mur@l de Abril - 46.º aniversário do 25 de Abril

A toda a comunidade educativa

No 46.º aniversário do 25 de Abril, as bibliotecas escolares do agrupamento lançam o desafio de construção de um mur@l de Abril, que se assuma como um espaço de liberdade e resulte do contributo de todos.

As hipóteses de participação são múltiplas e variadas: podem selecionar uma das imagens já aí postadas ou acrescentar novos postes, com novas imagens, desenhos, frases sobre o que é a Liberdade… slogans, textos, notícias, poesias, canções, filmes (links para youtube), da vossa autoria ou de outros! 

De uma forma ou de outra, o mais importante é poderem pensar e expressar a vossa opinião! E é isso que queremos que aqui aconteça. 

Para participar no mur@l basta clicar Aqui. Não se esqueçam de assinar o post e indicar a escola/turma a que pertencem! 


Nota: As bibliotecas escolares do agrupamento partilham também o Padlet 25 de Abril onde encontram um conjunto de recursos (livros, poemas, fotografias, filmes e documentários, jogos e propostas de atividades...) para todos os níveis de ensino. Este mural é um recurso em constante atualização pelas professoras bibliotecárias e contamos com a vossa colaboração.



Fonte da imagem

As professoras bibliotecárias
Ana Neves e Anabela Sousa

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


Passatempo Dia Mundial do Livro!



Palavras Cruzadas onde faço referência a 20 obras de autores lusófonos (apesar da polémica integração da Guiné Equatorial na CPLP, incluí um autor desse país).





C@ros Leitores!!!

No dia 23 de abril, quinta-feira, assinalámos o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, numa homenagem a autores e livros, na descoberta do prazer de ler.

Para assinalar esta data, as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, lançam o desafio, a toda a comunidade educativa, de partilharem o título e o autor do livro que mais gostaram de ler bem como um excerto/uma frase que mais vos marcou desse livro.

Para responderem ao desafio preencham o formulário  Aqui.


As professoras bibliotecárias
Ana Neves e Anabela Sousa

Fonte da imagem 

terça-feira, 21 de abril de 2020

10 Minutos a Ler

Ler e Escrever à Distância
Com 10 Minutos a Ler


Quem lê lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.
Em tempo de confinamento, faz ainda mais sentido apelar aos 10 minutos (pelo menos) de leitura por dia, em casa.
O projeto 10 Minutos a Ler pode ser integrado tanto na prática de ensino à distância, com os professores como mediadores, como nas sugestões de leitura à distância, a cargo das bibliotecas escolares ou públicas, como ainda de forma autónoma, individualmente, em família ou entre amigos. in PNL

Mais informação Aqui

domingo, 19 de abril de 2020

Miudos a votos - vota no livro mais fixe


A mensagem dos alunos ...



Miudos a Votos - 21 de abril

No dia 21 de abril, vota nos livros mais fixes!!!!

Os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva promovem a votação nos livros...

1.º ciclo

EB Picoto e EB Faria de Baixo

A2



EB Maria Godinho

A1



EBS Dr. Ferreira da Silva

2.º Ciclo

B12


Harry Potter e a Pedra Filosofal

3.º Ciclo

C2


Secundário
D4



quarta-feira, 15 de abril de 2020

#UmaBibliotecaUmLeitor - até 21 de abril



Passatempo Dia Mundial do Livro #UmaBibliotecaUmLeitor
- O Passatempo decorre de 15 a 21 de abril;
- Cada participante deve votar no livro adulto e/ou infantil preferido, indicar a biblioteca municipal que habitualmente frequenta e deixar os seus contactos;
- O formulário para votação está disponível aqui até à meia-noite de dia 21 de abril;
- Cada pessoa apenas pode votar uma vez: livro adulto e livro infantil. Em caso de múltiplas votações será considerada a última;
- Os resultados do Passatempo serão divulgamos no dia 23 de abril dando conta que qual anunciamos o livro (adulto e infantil) preferido dos leitores das Bibliotecas da RNBP;
- Oferecemos um conjunto de 50 livros a 2 utilizadores (livro infantil e livro adulto), escolhidos aleatoriamente, que tenho votado no livro mais votado de adulto e infantil;
- Oferecemos um conjunto de 20 livros à Biblioteca Municipal a que pertencerem os utilizadores selecionados.

#vamosaissoRNBP #BibliotecasNaSuaCasa

terça-feira, 14 de abril de 2020

«Miúdos a Votos» está ON!


«Miúdos a Votos» está ON! Depois de uma campanha extraordinária que decorreu durante o calendário previsto, levar a bom porto uma iniciativa que envolveu tantos alunos e tantos professores, e com tanto empenho, é a melhor forma de fazer justiça ao extraordinário trabalho já desenvolvido. Assim, e apesar da situação que estamos a viver, decidimos manter a realização das eleições dos ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ a 21 de abril, e concluir todo o projeto.
Infelizmente, não será possível realizar as eleições presencialmente, como todos gostaríamos. A votação far-se-á eletronicamente. Muitos das regras de umas eleições políticas não poderão ser aplicadas, mas acreditamos que o momento poderá ser aproveitado para traçar diferenças, e, assim, explicar porque são importantes as formalidades cumpridas numas eleições políticas, realizadas presencialmente. Contamos com o apoio da Comissão Nacional de Eleições para prestar esses esclarecimentos.
O sistema encontrado permite o anonimato e a unicidade do voto, mas não garante, infelizmente, a universalidade do voto, já que só poderão os alunos que tenham acesso a um computador e a uma conta Google.
Qualquer escola, que não esteja inscrita na iniciativa, poderá fazê-lo, através do email miudosavotos@visao.pt. Ser-lhe-á enviada toda a informação necessária, de forma a que os alunos possam participar.
A campanha eleitoral decorrerá até 19 de abril, sendo dia 20 o dia de reflexão. A troca de ideias poderá agora desenrolar-se nas plataformas digitais, onde muitos dos alunos e bibliotecas já tinham desenvolvido atividades. A Rádio Miúdos (www.radiomiudos.pt) transmitirá de novo os tempos de antena, a partir de amanhã, terça-feira, e até domingo, às 12h30, 18h30 e 20h. Todos os podcasts produzidos pelas escolas (mais de 350) estão disponíveis também no canal de «Miúdos a Votos» no sítio da VISÃO Júnior, em www.visaojunior.pt (ver lista em anexo)

Cada nível de ensino votará através de um link, que o professor deve chegar aos alunos, de acordo com o seu nível de ensino.
A votação decorrerá online, no dia 21 de abril, entre as 8h30 e as 18h30.
Os resultados da votação nacional serão anunciados, como inicialmente previsto, a 27 de maio, numa cerimónia que agora decorrerá online, e na qual os alunos vão poder participar.
Estamos cientes de que, ao manter esta iniciativa, e nestes moldes, estamos a pedir um esforço acrescido aos professores, extraordinariamente sobrecarregados na presente situação. Nada disto teria sido possível, até agora, sem o seu empenho. Estamos-lhe gratos, nós, Rede de Bibliotecas Escolares e VISÃO Júnior, responsáveis pela organização, mas, sobretudo, os miúdos – e os livros, que se revelaram companheiros inseparáveis no momento difícil que vivemos.

#EstudoEmCasa - de segunda a sexta


segunda-feira, 13 de abril de 2020

Bibliotecas Escolares - ESTAMOS ON






As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de escolas Dr. Ferreira da Silva estão disponíveis on-line, no seguinte horário:


  • de 2.ª a 6.ª feira, entre as 10:00h e as 11:30h para alunos à exceção de terça-feira, uma vez que a hora de atendimento é alargada aos encarregados de educação e decorre das 17:30h às 18:30h;

  • de 2.ª a 6.ª feira, entre as 15:00h e as 16:30h para docentes.

Este atendimento on-line é efetuado por chat ou videoconferência. A ligação deve ser realizada através do Google Chat Hangouts para bibliotecasebsdfs@gmail.com

Pode igualmente ser utilizado o e-mail bibliotecasescolares@aeferreiradasilva.org para apoio a este processo.





quinta-feira, 2 de abril de 2020

Dia Internacional do Livro Infantil




No dia 2 de abril, dia internacional do livro infantil, Ana Margarida Ramos dá uma aula  às 11 horas, em direto no Instagram (@ana_margui), sobre literatura para a infância. 

Quem quiser, está onvidado a participar e será muito bem-vindo. 

"Porque acredito no poder da literatura e dos leitores para melhorar o mundo.

Porque a literatura para os mais novos merece ser conhecida e valorizada. 

E porque os meus alunos estão em casa a cumprir a parte deles e merecem que eu faça o meu melhor deste lado."