terça-feira, 31 de março de 2020

Desafio - #10minutosaler



#10minutosaler
Passatempo no Instagram
Fotografa-te a ler. Fotografa alguém da tua família a ler. EM CASA, claro. Sem mostrar rostos nem marcas.

Publica a foto na tua galeria do Instagram, devendo o perfil da conta ser público.

Identifica o teu post com os hashtags  #10minutosaler #PNL2027 @pnl2027

Mais informações em http://www.pnl2027.gov.pt/np4/home

quinta-feira, 26 de março de 2020

Dia do livro português

Dia do Livro Português é comemorado a 26 de março.




A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo.
Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração pois foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro.
Já o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois, em 4 de janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”.

27 Grandes livros portugueses

segunda-feira, 23 de março de 2020

Projeto READ ON - sugestões de trabalho




1 – Dez minutos de leitura,
Nada te impede que, à semelhança do que fazias na escola ou noutro local, continues a ler 10 minutos (ou mais) por dia. Aproveita agora para descobrir “aquele” livro que poderá ser o livro que te acompanhará pela vida fora (acredita que há tanta gente que tem o “livro da sua vida” e que o descobriu por um mero acaso).

Depois de leres o(s) teu(s) livro(s), poderás aconselhá-lo a outros através da rúbrica “Book review” da página READ ON. Acede-lhe e participa em: https://readon.eu/community/bookreview   (para tal, tens de criar um nome de utilizador) .

2 - Para ti que gostas de escrever, temos outro desafio online. Trata-se da atividade: “Save my story” que se realiza online, na página web do projeto em   https://readon.eu/community/savemystory

E o que é o “Save my story”?

Sinopse: “Este é o espaço online no qual um escritor pode pedir ajuda aos seus leitores para alavancar uma história que não está a funcionar. Ajuda o autor a “enfiar as contas” no fio da sua história! É melhor que o enredo tome este ou aquele rumo? O que deve fazer tal personagem a uma certa altura da história? Passo a passo, poderás ajudar teus autores preferidos na construção de seus contos ou romances e acompanhá-los no sempre emocionante processo de escrita.”

O escritor que desafiámos para trabalhar em conjunto contigo é o escritor Afonso Cruz que já lançou o repto inicial, ao qual podes responder desde já em: https://readon.eu/community/savemystory_item/id=3/step=0 . Sabias que , neste momento , já 20 jovens como tu já participaram neste atividade? Não tens curiosidade de ver o que escreveram? Não quererás tu ser o próximo?

Para participar nesta atividade, só tens que ter um registo na página READ ON www.readon.eu  ( nome de utilizador e palavra passe)

Prevemos publicar o texto final online e, eventualmente, em formato livro.

Contamos contigo? 

---
Aproveitamos para informar que acabámos de publicar o vídeo oficial da presença do Diogo Piçarra na Academia Almadense, a 11 de fevereiro. Este vídeo poderá ser acedido através do seguinte link:  https://www.youtube.com/watch?v=lYykyGXCGkc&t=3s   

Caso tenhas alguma sugestão a fazer-nos, não hesites em contactar-nos.

Projeto Europeu READ ON
Instagram @readonportugal
Veja e subscreva o canal youtube do parceiro português:  http://tiny.cc/canalyoutubereadon


sábado, 21 de março de 2020

Dia Mundial da Poesia/ da Infância/ da Árvore


Desafio em família

Para cada tipo de casa um desafio diferente

  • Plante uma árvore
  • Semeie uma flor
  • Faça uma flor de papel
  • Faça um bolo
  • Leia um livro, um poema...
  • Veja um filme, uma peça de teatro
  • Visite um museu
  • Ouça música
  • Brinque, simplesmente
       ...

    Dê largas à imaginação...


quinta-feira, 19 de março de 2020

Dia do Pai - 19 de março

                                                                                                                                       shorturl.at/gP289


Para assinalar o Dia do Pai, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva desafiam à leitura de um livro, de um poema, da letra de uma canção...alusivas à data.

Gravem um podcast áudio e publiquem na página do Facebook das BE do Agrupamento.


Livros 

Papá, diz-me porque não andam as zebras de patins? 

Um papá à medida

O meu pai


Podem ainda descarregar e imprimir o "Quantos queres, Pai?




Disponível em IsabelArts.Blogspot.Com

quarta-feira, 18 de março de 2020

Os teus pais estão em teletrabalho… e tu estás em telescola!


A partir de agora, estás a trabalhar de uma forma diferente. A tua casa passa também a ser a tua escola! E isso implica que penses um pouco em como te vais organizar. Vê as nossas sugestões
Ultimamente, só ouvimos falar do coronavírus. É por causa dele que a tua escola fechou, tu estás em casa e, provavelmente, algum dos teus pais também está a trabalhar por aí. Estás em casa mas não estás sem trabalho, e tens de criar novas rotinas e novas regras. Eis as nossas sugestões:
  • Se até agora tinhas um horário com as aulas na escola, agora devias fazer um horário novo (tens um aqui, que podes imprimir), marcando o tempo de estudo, o das atividades extra-curriculares e o tempo de brincadeira.
  • Tenta ao máximo manteres todas as atividades que tinhas antes (mas sem saíres de casa, claro!). Se fazias desporto, procura na internet exercícios que possas fazer no teu quarto ou sala, para manteres a tua boa forma física. Andas na música? ‘Bora lá treinar todos os dias um bocadinho, caso contrário, quando voltares às aulas, não acertas uma nota! Praticas natação?… Não, espera, em casa não dá para treinar! Só se for cantar no duche. Praticas atletismo? Sobe e desce as escadas do teu prédio duas vezes por dia, para não perderes o ritmo! Anota tudo no horário, preenche o teu dia!
  • Pergunta aos teus pais em que horário vão estar a trabalhar. Durante esse tempo, se eles estiverem em teletrabalho, não os interrompas, a não ser que seja mesmo preciso. Eles vão precisar de estar concentrados.
  • Cada um de vocês pode ter um cartão-semáforo, com verde de uma lado e vermelho do outro. Quando podem falar, colocam o lado verde para cima; quando não querem ser interrompidos de maneira nenhuma, põem o vermelho à vista. Podem usar a mesma ideia para pendurar na porta do quarto.
  • Se for possível, tu deves ficar a estudar numa divisão da casa e os teus pais noutra. Se não for possível, combina com eles as regras de funcionamento do vosso escritório. Faz um cartaz com o que acordaram e coloca-o na parede!
  • Da mesma forma que na escola não podes ter o telemóvel ligado quando estás nas aulas, em casa deves seguir a mesma regra. 
  • Faz intervalos no estudo, como farias se estivesses na escola
  • Combina com os teus amigos uma altura do dia para falares com eles, através das redes sociais ou da Internet. Já pensaste nas mil e uma coisas que podem fazer? Por exemplo, podem combinar fazer uma festa de dança, cada um dançando em sua casa, a verem-se uns aos outros! Marcar a «hora do lanche», como se estivessem num intervalo da escola, para porem a conversa em dia: uma dentada no pão, uma piada…
  • Pede aos teus pais para arranjarem uma altura do dia para fazerem uma atividade contigo. Todos os dias, aqui na VISÃO Júnior, vamos dar-te ideias novas para que possam fazer juntos.
  • E não te esqueças de telefonar aos teus avós e aos tios-avós, a saber se estão bem!

Histórias de Quarentena com Pedro Seromenho





No próximo dia 19, às 18h00, #contodecasa com a #blcs.

Visita um Museu




15 MUSEUS PARA VISITAR ONLINE EMPORTUGAL E NO MUNDO

PORTUGAL

Através desta visita virtual a 360 graus à Gulbenkian pode conhecer as galerias da Coleção do Fundador e da Coleção Moderna. Desde objetos do Antigo Egito até às obras de Amadeo de Souza-Cardoso, não perca nada.

O Museu do Dinheiro, inaugurado em abril de 2016, está localizado na Baixa de Lisboa, na antiga igreja S. Julião, e apresenta o tema do dinheiro, a sua história e a sua evolução, em Portugal e no Mundo. Nesta visita virtual conheça a história deste edifício.

Esta viagem começa na rua do Museu. Assim que “entra” pela porta principal, Luis Paixão Martins convida por uma visita conversada pelo mundo dos Media.

Através da plataforma Google Arte e Cultura consegue passear por este (e muitos outros) museu e conhecer a sua história, que data do século XVI, e toda a sua coleção.

Atualmente, a Fundação Serralves possui mais de 4300 obras na sua coleção, das quais mais de 1700 pertencem a Serralves, enquanto outras 2600 obras pertencem a várias coleções públicas e privadas. Em apenas alguns clicks consegue conhecer o espólio completo.

Museu da Paisagem é um museu somente digital dedicado à paisagem. Pretende-se que este museu digital possibilite um aprofundamento do conhecimento, das perceções e dos afetos relacionados com a paisagem, através dos seus elementos, da representação de diferentes temas e experiências dos lugares e das condições subjacentes à interação do público com a plataforma.

Neste museu é possível encontrar obras de artistas dos mais diversos contextos culturais e variadas expressões que construíram a história da arte do último século. Mais uma vez a plataforma Google Arte e Cultura é a grande aliada nesta visita.

Nasceu em 1833 quando D. Pedro IV decide estabelecer na cidade do Porto um Museu de Pinturas e Estampas. As coleções do Museu Nacional de Soares dos Reis, refletem as suas diversas proveniências: integração de obras pertencentes a instituições civis e religiosas, públicas e privadas, legados de colecionadores particulares e aquisições.

PELO MUNDO

Aqui não encontra uma visita tão interativa como em outros museus já mencionados, mas consegue ter acesso a milhares de objetos pertencentes às exposições em exibição no museu.

O Museu Britânico tem cerca de oito milhões de objetos em sua coleção, metade deles pode ver através do banco de dados da coleção do museu. Aprecie alguns dos primeiros objetos criados pelo homem até às obras de artistas contemporâneos.

o Museu do Louvre é um dos maiores e mais conhecidos museus do mundo e um monumento histórico em Paris. Através de uma visita virtual pode conhecer as exposições e galerias do museu e contemplar as suas fachadas. Mas vá com calma, tem muito para ver!

Nesta visita virtual, os visitantes podem passear pelas slas e diversas áreas dentro do museu.  Além disso pode aceder a várias exposições patentes e anteriores que já não se encontram em exibição.

O Museu Van Gogh em Amsterdão abriga a maior coleção de obras de arte de Vincent van Gogh (1853-1890) no mundo. A coleção permanente inclui mais de 200 pinturas, 500 desenhos e mais de 750 cartas. A Google Arte e Cultura permite conhecer as suas galerias.

A Casa Azul foi o lugar onde Frida Kahlo, a artista latino-americana mais renomada do mundo, nasceu, viveu e deu o seu último suspiro. O edifício, que data de 1904, é hoje um museu em sua homenagem.

O Upper Belvedere abriga a impressionante coleção de arte austríaca que data da Idade Média até os dias atuais. No coração das exposições de arte, por volta de 1900, está a maior coleção do mundo Gustav Klimt. Além das peças em exposição o edifício é uma autentica obra de arte.

Além dos museus referidos acima e perante a pandemia da Covid-19, a Google Arte e Cultura decidiu unir-se com mais de 500 museus com visitas virtuais gratuitas à distância de um click.


Disponível em shorturl.at/fkwyK

CINEMA EM CASA




Quarentena cinéfila com a Medeia Filmes



Medeia Filmes vai disponibilizar a partir do dia 17 de março filmes gratuitos no seu site oficial

  •  3 filmes por semana, às terças, quintas e sábados
  • Cada filme fica disponível no site da Medeia Filmes das 12h às 24h do dia seguinte. 
  • Às 12h a Medeia partilhará nas suas páginas de facebook e instagram

PROMOÇÃO DA LEITURA

BILIOTUBERS 




Propostas de leitura 





POEMAS E CANÇÕES


Para poder ouvir clique em POEMAS E CANÇÕES


10 Conselhos para os pais com Margrida Pinto Correia