D, Pedro, o rei Libertador.
Este foi o livro que, numa parceria entre o Museu e Igreja da Misericórdia do Porto e a nossa Biblioteca Escolar, a historiadora veio Manuela Bernardo veio apresentar à nossa escola, em particular aos nossos alunos de Línguas e Humanidades do 11ºA e do 12º A, no âmbito do programa da disciplina de História A.
D. Pedro, o Homem, o Príncipe, o Imperador, o Libertador. Nesta sessão, com a autora Manuela Bernardo, foi possível conhecer o enredo do romance histórico, mas também ir ao encontro do fio da História que teceu a implantação do Liberalismo em Portugal. Uma história que entrelaça os destinos de Portugal e do Brasil e que se conecta com a cidade invicta do Porto e as suas ruas, praças e edifícios, destacando-se a Igreja da Lapa e a da Misericórdia do Porto, da qual D. Pedro foi provedor, e que desempenhou um papel de relevo durante o cerco militar do Porto pelos miguelistas, no período da guerra civil de 1832-1834, tal como nos deu a conhecer Ana Lobão, dos Serviços Públicos do MIMP.
Uma sessão rica em conteúdo, em reflexões, que não deixou, igualmente de levantar questões, tão importantes para a construção e aprofundamento do conhecimento científico.
Sem comentários:
Enviar um comentário