De modo a celebrar a Implantação da República em Portugal, nos dias 6,7 e 8 de outubro, em parceria com a Biblioteca Escolar, concretizou-se uma articulação vertical dos currículos das disciplinas de História e Geografia e Portugal (2º ciclo), História (3º ciclo e Ensino Secundário Regular), tendo também como referência a Estratégia da Educação para a Cidadania. Esta articulação promoveu um encontro entre as turmas do 12ºB e as do 9º e 6º anos, em torno da dramatização realizada pelos alunos do 12ºB: "Viva a República".
Em concomitância, deu-se lugar, na Biblioteca Escolar, a uma oficina de leitura, em torno do livro: “7x1910. Histórias da República”, de Margarida Fonseca Santos e Inês do Carmo, com a participação dos alunos do Ensino Secundário Profissional.
O que foi o mapa cor-de-rosa?
Poderemos nós ser uma bala no nosso dia-a-dia? De que modo?
Qual a importância da bandeira branca no desenrolar da Revolução de 5 de outubro de 1910? E na nossa atualidade?
Estas foram algumas das questões
levantadas na nossa leitura partilhada/dialogada.
Estas iniciativas tiveram, como enquadramento, uma exposição de artefactos e peças de vestuário que deram testemunho do nosso Portugal, no dealbar do século XX - Portugal Antigo (ex.: o ferro de engomar; o candeeiro a petróleo; a peneira; canastra; as socas; os coletes e os lenços; o lava-mãos antigo …). Estes artefactos resultaram de uma parceria com o Grupo Folclórico “As “As padeirinhas de Ul”, sempre solícito nos nossos pedidos de empréstimos.
Toda esta dinâmica pedagógica foi ainda enriquecida por uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, tendo como referência a República.
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