quarta-feira, 17 de setembro de 2025
quinta-feira, 19 de junho de 2025
LER fora da Escola - o nosso testemunho
Ler permite adquirir e aprofundar conhecimentos e facilita as aprendizagens.
Ler livros expõe a criança a palavras, frases e modelos de linguagem com os quais não contactaria de outra forma.
E, com tudo isto, a Leitura ajuda também no bem-estar e na saúde mental, já que representa um momento de relaxamento, favorece um sono saudável, alivia o stress, desenvolve a empatia e a compreensão dos outros, favorece a auto reflexão.
sexta-feira, 13 de junho de 2025
Festa Final de Ano em dia de Sto. António
“Camões, engenho e arte” - "O Céu dos Lusíadas" - Saída de campo
Saída de Campo – Porto
“Camões, engenho e arte” – O Céu dos Lusíadas
No âmbito do desafio da Rede de Bibliotecas Escolares “Camões, engenho e arte”, numa articulação com o currículo das disciplinas de Português, História, Física e Química, entre outras e das temáticas da Estratégia de Educação para a Cidadania, a Biblioteca Escolar promoveu uma saída de campo intitulada A herança do Mediterrâneo Antigo, segundo Camões, com destino ao Planetário do Porto, na qual envolveu aos alunos do 7º Ano, deste agrupamento. Os alunos tiveram a oportunidade de participar numa sessão imersiva - O céu dos Lusíadas e numa atividade prática: Relógio Sol.
E assim se articulou Biblioteca Escolar com os espaços públicos de cultura, conduzindo os alunos a participar autonomamente em atividades culturais como público, criador ou intérprete.
“Camões, engenho e arte” - contexto histórico - Descobrimentos - Saída de Campo
Saída de Campo – Porto
“Camões, engenho e arte” - contexto histórico - Descobrimentos
No âmbito do desafio da Rede de Bibliotecas Escolares “Camões, engenho e arte”, numa articulação com o currículo das disciplinas de Português, História, Física e Química, entre outras e das temáticas da Estratégia de Educação para a Cidadania, a Biblioteca Escolar promoveu, no dia 3 de junho, uma saída de campo intitulada Camões e o seu contexto histórico – Descobrimentos, com destino ao Museu dos Descobrimentos – World of Discoveries, no Porto, destinada aos alunos do 6º Ano, deste agrupamento.
ConCIL - V Gala do Palco de Letras
Quem se deslocou na passada sexta-feira, 30 de maio, ao Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis (TeMA) viveu uma noite de emoções onde o mérito foi amplamente reconhecido ao longo da iniciativa. A V Gala do Palco de Letras foi um evento de homenagem a diversas entidades e personalidades, entre escritores locais, leitores da biblioteca municipal e entidades culturais do concelho.
Durante a Gala, foram entregues prémios a crianças e jovens que se destacaram no 2.º Concurso Interconcelhio da Leitura (ConcIL) e no 6.º Campeonato PesquisOAz. Também foram reconhecidas as escolas que participaram no programa Contos Adiante. A Gala contou com animação da banda 100 Batuta.
Os Premiados do Concurso Interconcelhio da Leitura do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva foram:
• 1.º Ciclo: Ana Neves
• 2.º Ciclo: José Guilherme Costa
• Ensino Secundário: Ana Rui Brandão
Parabéns!
Dia do Ambiente: Portugal e as plantas invasoras
Tendo como enquadramento o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), os alunos do 6º Ano realizaram, na Biblioteca escolar, trabalhos de pesquisa, com o intuito de aceder e usar informação, desenvolvendo aprendizagens e competências, não somente nas disciplinas de Ciências Naturais e Português, mas também no âmbito da literacia dos media e da informação. Os trabalhos realizados identificaram e alertaram para os efeitos nocivos das plantas invasoras no ecossistemas de Portugal.
As espécies exóticas invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, além de promoverem outros impactes significativos a nível ambiental, assim como a nível socioeconómico. Os cidadãos podem ter um papel relevante não só na prevenção das invasões biológicas, mas também na mitigação dos seus impactes.
Neste seguimento, deu-se lugar, no espaço da Biblioteca Escolar, a uma exposição que será visitada pelos respetivos Encarregados de Educação aquando da entrega das avaliações dos seus educandos.
Parabéns pelo empenho e dedicação.
"Pensar Camões com as mãos..." - Exposição de trabalhos "pop-up"
Articulando o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com o desafio "Camões, engenho e arte", no âmbito dos currículos das disciplinas de Português e Educação Visual, os alunos do 8º ano, foram ao encontro do poeta português e elaboraram trabalhos pop-up, uma forma de arte criativa e divertida, com elementos que se destacam ou se movem, e que acabaram por dar tridimensionalidade à figura de Camões. Estes trabalhos encontram-se expostos na Biblioteca Escolar, que depois será visitada pelos respetivos Encarregados de Educação, no último dia de aulas.
Parabéns!
Concurso "Eu sou Europeu"
No âmbito das atividades promovidas pelo clube europeu do agrupamento, decorreu no passado dia 3 de junho pelas 14:30 na biblioteca da escola básica e secundário Dr. Ferreira da Silva, o concurso denominado “Eu Sou Europeu”.
Este concurso foi uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e consistiu numa avaliação dos conhecimentos sobre temas relevantes da União Europeia.
Para a participação neste concurso, foi necessário a criação de uma equipa composta por 14 alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. A equipa que representou o nosso agrupamento foi constituída pelos alunos membros do clube europeu e 7 alunos das turmas do 9ºano da EBS Dr. Ferreira da Silva, os quais puseram à prova, num questionário online, os conhecimentos que adquiriram no clube ao longo do ano e em algumas sessões especiais de preparação promovidas nas semanas que antecederam o concurso.
Qualquer que seja o resultado final, estão todos de parabéns pelo seu empenho.
quinta-feira, 5 de junho de 2025
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é celebrado anualmente a 10 de junho, pelo que, dando continuidade ao desafio "Camões, engenho e arte", os alunos do 10º ano, nas aulas de Português foram ao encontro da obra do nosso poeta épico, com a participação em oficinas de leitura e escrita criativas, das quais resultaram alguns vídeos.
segunda-feira, 2 de junho de 2025
“As Bibliotecas no Parque” celebra a imaginação e a criatividade no Parque La Salette
"Concurso Palavras Cruzadas: Aluno do 9.ºA representa Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva na Final Nacional
O Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva esteve representado, com grande orgulho, na fase final do Concurso de Palavras Cruzadas (CPC), 27 de maio de 2025, em Cinfães, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com a participação do aluno Rodrigo Cruz, da turma A do 9.º ano, da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo.
quarta-feira, 28 de maio de 2025
Campeonato Escolar SuperTmatik de Geografia - Grande Final - Prémios
Já são conhecidos os resultados finais do Campeonato Escolar SuperTmatik de Geografia!
A Grande Final Online do Campeonato Escolar SuperTmatik de Geografia, realizada nos dias 6 e 7 de maio, contou com a participação de nove alunos do 3.º ciclo da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva.
Nesta última e decisiva prova, os alunos tiveram três tentativas para alcançar o melhor tempo num jogo que consistia em responder corretamente a 15 questões sobre conteúdos da disciplina de Geografia.
Apurados os resultados, verificou-se que, no escalão do 7.º ano, competiram 6 760 alunos. O Matias Sousa Correia (7.º A) conquistou o 3.º lugar! Também se destacaram o Duarte Costa (7.º C), que ficou na 56.ª posição, e o Alberto Neves (7.º B), na 121.ª.
No 8.º ano, entre 7 488 participantes, os nossos alunos alcançaram excelentes classificações: Catarina Reis (8.º A) ficou em 60.º lugar, Dinis Neves (8.º C) em 115.º e Wilson Resende (8.º B) em 128.º.
Na categoria do 9.º ano, entre um total de 8.736 concorrentes, a Ana Tavares obteve um excelente 14.º lugar, seguida do Josué Leal, em 41.º, e Rodrigo Almeida, em 79.º.
Todos os participantes saíram mais ricos deste desafio. Parabéns a todos pelo empenho e excelente representação da nossa escola!
sexta-feira, 23 de maio de 2025
Dia da Biodiversidade - "Harmonia com a natureza e desenvolvimento ssustentável"
No sentido de assinalar no dias 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade 2025, este ano assinalado sob o mote "Harmonia com a natureza e desenvolvimento sustentável", concretizou-se uma articulação entre os conteúdos programáticos da disciplina de Geografia - Alterações ao ambiente natural -, e a Biblioteca Escolar.
Assim, os alunos do 9º Ano da escola Dr. Ferreira da Silva participaram em três oficinas, orientadas pela professora Olga Maciel. A primeira dedicada à literacia da informação. A segunda com a aposta na escrita criativa, partindo dos dados recolhidos. A terceira com enfoque na produção de vídeos com a Inteligência Artificial.
Com estas três oficinas, os discentes empenharam-se na realização de vários vídeos a apelar para a proteção do Ambiente e da Biodiversidade, alertando, em particular para a desflorestação.
Parabéns a todos os envolvidos, pelo esforço e excelente desempenho.
É urgente repensar a forma como tratamos as florestas.
As florestas estão a desaparecer, ameaçando a biodiversidade.
A desflorestação está fora de controlo.
Os impactes são devastadores: onde é que vamos cultivar se o solo estiver morto?
O planeta está a gritar por socorro.
O tempo de ignorar acabou. O futuro está em risco.
O planeta não pode esperar mais. É necessário respeitar os ecossistemas
Abimael Gomes, Francisca Afonso e Maria Leonor Rodrigues 9.º A FS
Ao longo dos séculos, os seres humanos só têm vindo a destruir a maior parte da área florestal. As florestas, como a da Amazónia, a maior floresta tropical do planeta, são essenciais para regular o equilíbrio do Ambiente e das sociedades humanas, como as comunidades indígenas. Elas têm funções ambientais, sociais e económicas fundamentais.
É impressionante como em regiões tão remotas se sentem os impactes da ação humana.
As florestas são vitais para o Planeta.
Há formas de travar a desflorestação.
É tempo de exigir políticas ambientais exigentes.
A mudança começa com o conhecimento.
Bárbara Sousa, Iurii Mostovyi e Pedro Silva, 9A FS
https://www.youtube.com/watch?v=dR3Dn5kUzJU
A Ação humana tem ameaçado a os pulmões da Terra: a floresta da Amazónia.
A sua destruição tem conhecido um ritmo alarmante e preocupante, ameaçando a biodiversidade.
O mesmo está acontecer com a ilha de Bornéu fundamental para o sustento de milhões de pessoas.
A desflorestação é um problema global e contribui para o aquecimento global, ameaça a biodiversidade...
Proteger uma floresta é proteger o nosso futuro.

— Consegues ouvir, Mafalda?
— O quê? — perguntou Mafalda, confusa.
— O som das árvores! É tão suave e relaxante... faz-me sentir como se estivéssemos na Amazónia.
— Tens razão, Luís! Sabes que as florestas são extremamente importantes para o equilíbrio do ecossistema da Terra?
— Sim! A minha professora de Geografia já falou nisso. Disse que as florestas protegem o solo contra a erosão.
— Isso mesmo! Mas fazem muito mais. Ajudam a regular o ciclo da água, purificam o ar, e são o lar de grande parte da biodiversidade terrestre — explicou Mafalda. — Sabias que cobrem cerca de 30% da superfície do planeta?
— Não sabia tudo isso! Gosto das florestas porque são bonitas... e ajudam-me a relaxar. [...]"
O calor extremo é uma consequência da desflorestação. A desflorestação tem um impacte negativo. Afeta a biidiversidade, o equilíbrio do Planeta.
O que podemos fazer para combater a desflorestação?
Promover o reflorestamento e a plantação de árvores, implementar leis mais rigorosas contra o corte ilegal de árvores, incentivar práticas de agricultura e exploração sustentáveis, educar as populações sobre a importância das florestas e envolver as comunidades na sua proteção.
Proteger as grandes florestas é essencial para a proteção do Planeta.
As florestas tem um papel fundamental no ciclo da água, na regulação do clima e na biodiversidade. É nossa responsabilidade cuidar delas.
Não precisamos das florestas?
As florestas são fundamentais para a vida na Terra. Elas têm funções ambientais, como produzir oxigénio, absorver dióxido de carbono, proteger o solo, conservar a água e abrigar milhares de espécies e não se pode esquecer que delas dependem as pessoas.
É preciso proteger as florestas e respeitar os povos das florestas.
Vamos juntos numa missão verde.
Uma viagem até a Amazónia, umas das muitas florestas do Mundo. O pulmão do planeta, que absorve uma enorme quantidade de dióxido de carbono, ajuda a equilibra o Planeta, garante a biodiversidade e o sustento de muitas comunidades.
A desflorestação é um crime, obriga os animais a fugir, destrói as plantas, afeta a sobrevivência das comunidades.
È importante agir, intervir, educar por meio de projetos escolares. Cada ação conta!